Secom apresenta proposta de diretrizes técnicas de comunicação institucional para a reitoria

17/03/2023 18:03

A Secretaria de Comunicação (Secom) realizou, nesta quarta-feira, 15 de março, uma reunião com o reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza, e com a vice-reitora da instituição, Joana Célia dos Passos, para apresentação de um diagnóstico de comunicação e proposição de diretrizes técnicas para a comunicação institucional da UFSC.

O documento foi formulado com base no briefing preliminarmente apresentado pelos gestores da universidade em reunião realizada, em agosto de 2022, com a equipe da Secretaria – que atualmente inclui duas unidades, a Agência de Comunicação (Agecom) e a TV UFSC. O intuito do encontro foi coletar subsídios sobre a visão da atual gestão da UFSC para os próximos quatro anos e como a comunicação institucional pode atuar estrategicamente para auxiliar na consecução de tais objetivos.

O Secretário de Comunicação, Samuel Pantoja Lima, abriu a reunião com uma breve contextualização sobre a síntese elaborada pela equipe da Secom, com base nos relatos externados pelos gestores na reunião de 2022.  Em seguida, o Diretor da Agecom, Ricardo José Torres, e a Coordenadora de Comunicação Organizacional e Novas Mídias, Camila Collato, conduziram a apresentação do diagnóstico que embasou a consolidação das diretrizes, formuladas sobre quatro eixos temáticos principais, detectados a partir dos anseios expressados pela reitoria, e que encontram-se no rol de valores da UFSC: democrática e plural, inclusiva, dialógica e transparente. A equipe também evidenciou a atualização das políticas editoriais do portal UFSC.br e também de mídias sociais, já disponíveis no site da Agecom.

Ao final, a equipe da Secom também ressaltou o volume de propostas que foram submetidas ao primeiro edital de campanhas institucionais realizado pela Secretaria, 41 ao total, e também a edição da Portaria 467/2023/GR, que instituiu e normatizou as ferramentas institucionais de comunicação interna da Universidade Federal de Santa Catarina.

(Camila Collato/Agecom UFSC)